Mitos e verdades sobre saúde bucal

Cuidar da saúde bucal é uma tarefa diária, que deve ser exercida por todos. Tanto a escovação quanto o uso do fio dental devem ser priorizados para a manutenção de uma boca limpa e saudável.

Além disso, cuidados com a saúde bucal também significam melhor autoestima e confiança, já que higiene é parte fundamental para um sorriso bonito. Idas periódicas ao dentista também podem auxiliar a manter a saúde em dia, evitando cáries e outros problemas odontológicos.

No entanto, atualmente, com as inúmeras opções de tratamento e cuidados, muita informação acaba sendo distorcida e transmitida de forma equivocada. Para que você possa diferenciar o que é mito e verdade, separamos as principais afirmações sobre saúde bucal. Dê uma olhada!

1. Chiclete sem açúcar pode ajudar quem tem cárie

A informação é incorreta. O chiclete sem açúcar não é responsável por causar cáries, entretanto, ele também não auxilia no tratamento das mesmas. Tais infecções podem causar dor, e até mesmo, ocasionar a perda de dentes, sendo que são provocadas por uma má higiene bucal.

Portanto, o consumo de chiclete sem açúcar não deve substituir a escovação e o uso correto de fio dental e enxaguante bucal. Sem contar que a mastigação constante de chicletes e balas pode levar a problemas de articulação têmporo-mandibular, o que pode causar ou agravar quadro de bruxismo.

2. É importante trocar a escova de dentes com frequência

Sim. A troca da escova de dentes deve ser frequente. Isso porque, com o passar do tempo, as cerdas da escova vão envelhecendo e perdem a sua eficiência. O ideal é que a troca seja feita a cada 3 meses. clínica odontológica ipiranga , caso a pessoa tenha um resfriado ou sofra de uma dor de garganta, o objeto deve ser trocado por um novo, para evitar uma infecção.

3. O uso de bicarbonato de sódio é recomendado para clarear os dentes

Mito. O uso de bicarbonato de sódio como método de clareamento dental não é comprovado, muito menos indicado. A solução caseira, na verdade, ao ser aplicada nos dentes, realiza uma limpeza da camada superficial do esmalte do dente.

A aplicação é inadequada, já que o composto químico é abrasivo, capaz de prejudicar os dentes, causando sérios danos.

Para quem tem interesse em ter dentes mais brancos, o clareamento ipiranga é uma ótima alternativa. Quando realizado por um profissional capacitado, como um bom dentista Ipiranga, além dos resultados esperados, o tratamento também garante mais segurança.

4. Em caso de sangramento da gengiva, a escovação e o uso de fio dental devem ser interrompidos

Não. Ao contrário do que muita gente imagina, o sangramento na gengiva é sinal de que ela está inflamada, sendo assim, o uso do fio dental e a escovação devem ser priorizados. A falta de higiene bucal correta ocasiona acúmulo de placa entre os dentes e a gengiva, o que faz com que a região fique inflamada e sangre.

Além disso, caso não seja cuidada, a infecção pode se converter em outros problemas periodontais. Caso necessário, busque por um dentista que realize tratamento para gengivite etratamento para periodontite.

5. Quanto mais creme dental, melhor!

Mito. A quantidade necessária para realizar a higiene dental é a que ocupa o sentido transversal da escova em sua totalidade, ou seja, utilizar pasta de dente em excesso não irá otimizar os resultados da escovação e ainda irá causar desperdício do produto.

Sem contar que aplicar muito creme dental aumenta a chance do material ser engolido, o que pode trazer problemas de saúde, principalmente em crianças,

6. Bebidas como café e vinho são capazes de escurecer os dentes?

Verdade. O consumo em excesso de café, chá, vinho e refrigerantes pode alterar a tonalidade dos dentes, isso porque o corante dessas substâncias consegue penetrar no esmalte dos dentes, alterando a sua coloração.

7. Escovas com cerdas duras são mais eficazes

O uso de escovas com cerdas duras não é recomendado. A limpeza dos dentes deve ser feita com uma escova de cerdas macias e com uma cabeça pequena. A escovação não deve ser agressiva, já que ela pode fazer com que haja retração da gengiva e desgaste do esmalte dental.

Lembrando que a escovação não deve focar apenas nos dentes, mas também na limpeza da língua, gengiva e tecidos próximos, já que todas essas regiões acumulam bactérias, o que acaba causando o mau hálito.

Conclusão

Caso ainda tenha alguma dúvida, peça ajuda para um especialista de confiança. O dentistaIpiranga, além de atuar em diversas especialidades da odontologia, também pode lhe auxiliar quanto a tratamentos e saúde bucal.

Uma clínica odontológica de excelência trabalha com tratamentos estéticos, tais como clareamento dental e aplicação de lente de contato dental. Além disso, também oferece extração de siso, profilaxia dental, tratamento de canal, aparelho dentário ipirangae mais. Tudo isso com atendimento humanizado e com tecnologia de ponta.